Quer motivar sua equipe? – Pare de tentar!

Certo dia, buscando ideias para escrever algo de interessante, me deparei com um artigo cujo o título sugeria que o segredo para motivar sua equipe era parar de tentar gerar motivação. Uma abordagem bem interessante, já que, estamos acostumados a ler  artigos que nos mostram alguns passos para fazer isso, ou aquilo.
Neste texto Samad Aidane, nos relata como resolver o problema de manter uma equipe motivada focando nas ações para evitar o que ele chama de “Assassinos de Motivação”.

Então, observando o quão interessante seria esta nova abordagem resolvi compartilha-la com vocês, amigos leitores.

A todos boa leitura! (Hallyson Lima)

Um gerente de projeto perguntou: Constantemente me pego procurando maneiras de melhorar o trabalho em equipe e preciso de algumas ideias sobre como motivar a minha equipe de projeto e também sobre como comemorar o sucesso do projeto?

Aqui está o meu conselho para este gerente de projeto:

As pessoas não precisam ser motivadas. Então, você pode parar de tentar.

No que você precisa se concentrar em vez disso são os “assassinos de motivação”. Entenda o processo criativo de seu tipo de projeto e extermine todos os desmotivadores dele.

Qual é o processo criativo? Como é que uma equipe em seu mercado se reúne para colaborar para definir um problema, avaliar soluções, escolher a mais apropriada, ou melhor, projetá-la, desenvolvê-la e implantá-la? Você precisa dominar este processo, porque é aí que reside a fonte de desmotivação para sua equipe.

Se for um projeto de TI, por exemplo, e sua equipe tem a tarefa de criar um sistema de software, então o processo criativo são os passos que a equipe precisa seguir para a criação do software? Que tipo de papéis e responsabilidades são necessários em uma equipe para que ela seja eficaz? E o que geralmente retarda ou bloqueia o progresso para esse processo?

Como gerente de projeto, você precisa ter intimidade com esse processo. Você não precisa ter as habilidades técnicas para realmente fazer o trabalho, mas você precisa ter sido um colaborador individual em uma série de projetos semelhantes ao que você está gerenciando. Dessa forma, você melhor do que ninguém em seu projeto compreende em um nível mais profundo, os prós e contras e as porcas e parafusos do processo criativo.

Você precisa desse conhecimento para que você saiba quando o processo criativo está quebrado. Isso, porque na maioria das vezes quando você consertar o que está quebrado com o processo criativo, todo o resto cuida de si mesmo. E o que quebra o processo criativo são os assassinos de motivação.

Então, quais são esses “Assassinos de Motivação”?

Primeiro, para provar a você que você não precisa motivar ninguém, aqui está uma pergunta para você: você precisa de alguém para motivá-lo? O que realmente o motiva?

Se você realmente olhar mais a fundo, você vai descobrir que você realmente não deriva a sua motivação de uma pessoa. Você está provavelmente motivado por suas próprias unidades intrínsecas e a unidade principal é a necessidade de estar a serviço de algo e causar um impacto, ou pelo menos fazer a diferença. O que mata a sua motivação? Esta é das questões mais importantes. Provavelmente, a falta de respeito pelo seu trabalho, à sua inteligência, ou às suas contribuições. Quando você sente que não é ouvido e que a sua opinião não importa, ou você se sente desconectado de sua equipe, ou quando você é tratado injustamente. Provavelmente porque você não sente que recebeu os recursos ou, mais importante, a liberdade criativa para fazer a sua magia. Concentre-se no que desmotiva as pessoas em seu projeto e que está bloqueando o processo criativo e liberdade criativa, e o resto cuidará de si mesmo. Não há realmente nenhuma fórmula secreta ou molho especial.

A gestão eficaz do projeto trata de alcançar e manter o delicado equilíbrio entre o “rigor de gestão” e “liberdade criativa”, ou seja, dinheiro e magia. Concentre-se em um sem o outro por sua própria conta e risco.

Quanto à forma de comemorar o sucesso, comida de graça (pizza, ou o que for equivalente a sua cultura) funciona o tempo todo.

Autor: Samad Aidane

Deixe um comentário